Nós Podemos !

Nós Podemos !

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Democracia

Texto 1 : Democracia


A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo. 
No Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos. No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).


Texto Pessoal: 

Como podemos ver no nosso país o voto e obrigatório para cidadãos entre 18 e 65 anos, porém a partir dos 16 anos o voto é facultativo, e também para  quem tem mais de 65 anos. No Brasil o voto é direto e secreto, ou seja, nos escolhemos os nossos representantes diretamente e secreto, uma forma mais segura e mais eficaz. Esses são os direitos políticos. Os direito social garantem aos cidadãos, saúde, emprego e educação, já os direitos civis garantem, liberdade de expressão, acesso á informação e o direito de ser julgado.

 Texto 2: Garantia dos direitos políticos

Marina Silva declara que não apóia ninguém no segundo turno
Marina Silva ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições com quase 20 milhões de votos, desde então, o Brasil estava esperando sua posição para o segundo turno, que acontece em 13 dias.

Como era esperado, pelo menos pelos “marineiros”, a candidata do Partido Verde (PV) se declarou independente: ela não apoiará nem o PT, de Dilma Roussef, nem PSDB, de José Serra.

Para Marina Silva ambos os partidos fazem parte do conservadorismo da política brasileira. "O fato de não ter optado por um alinhamento não significa neutralidade. Essa independência é a melhor maneira de contribuir com o povo brasileiro", disse sobre sua decisão.

Acompanhando a decisão da ex-senadora, o PV também se declarou neutro na disputa do dia 31 de Outubro. Na convenção realizada neste domingo (17), 92 dois partidários votaram, desses, apenas quatro declararam apoio a um dos dois presidenciáveis.

Resta agora, à petista e ao tucano, trabalharem para conquistar os 20 milhões de votos conquistados por Marina Silva. Sem o apoio dela, a tarefa fica ainda mais difícil, já que, para Marina Silva e seus seguidores a proposta dos dois candidatos é semelhante.

A proposta da candidata era considerada uma terceira via para a administração do país: "Os votos que me foram dados refletem o sentimento de superação de um modelo", afirmou.



Texto Pessoal

Como podemos ver Marina Silva que se candidatou para o cargo de presidente do país, declarou que 
não irá apoiar nenhum dos dois candidatos. Isso é um direito dela, ela tem total liberdade de apoiar quem
ela quizer, ou simplesmente não apoiar ninguém. Assim como todos nós devemos votar com consciencia
e pensar no bem de nosso país, não deixem que ninguém te influencie, o voto é seu e mas de ninguém.

                     










Postado por :Ana Carolina Riscado

Nenhum comentário:

Postar um comentário