Texto pessoal:
Araújo Lima foi quem tirou a autonomia, com destaque a lei Interpretativa do Ato Adicional - retira a autonomia das provínceas.
A primeira fase Regencial: decentralização da trina e da Parte quarta nacional.
A segunda fase: regressista ou seja foi centralizada (UNA).Nessa fase havia autonomia para as provicias, no quel existiam dois partidos, um liberal e outro era conservador.
Três Períodos Regenciais:Regências Trinas (1831 - 1835)
Regência Una de Feijó (1835 - 1837)
Regência Una de Araújo Lima (1837 - 1840)
Regência Una de Feijó (1835 - 1837)
Regência Una de Araújo Lima (1837 - 1840)
fonte:www.brasilescola.com
Regencia Trina:
Esta Regência foi escolhida para governar até que D. Pedro II atingisse a maioridade, mas funcionou somente até 1835, quando a Regência passou a ser uma Assembléia Geral.Uma vez instalada a Assembléia Geral, foi eleita em 17 de junho de 1831 a Regência Trina Permanente, que ficou composta pelos deputados José da Costa Carvalho - marquês de Monte Alegre -, político do sul do país, João Bráulio Muniz, do norte, e novamente pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Tal composição representava, por um lado, uma tentativa de equilíbrio entre as forças do norte e do sul do país; por outro lado, a permanência do brigadeiro Francisco de Lima e Silva representava a busca pelo controle da situação e manutenção da ordem pública.
fonte:wikipedia.com
Ato Adicional:
O Ato Adicional, proclamado por lei de 12 de agosto de 1834, foi uma grande experiência, a mais próxima da democracia no período imperial.
Três anos após a abdicação do imperador D. Pedro I, ainda não se fizera qualquer reforma na constituição brasileira de 1824. O país estava dilacerado por lutas que ameaçavam sua unidade, surtos revolucionários no Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. O mais recente fora a sedição militar de Ouro Preto, em 1833. O Senado era conservador, embora longe de ser "a escravatura de D. Pedro I", como era chamado pelo jornal O Sete de Abril. As eleições de 1833 mandaram para a Câmara uma maioria liberal moderada e pela lei de 12 de outubro de 1833 os deputados estavam investidos de poderes constituintes.
fonte:wikipedia.com
Anna Luiza Soares Young
Nenhum comentário:
Postar um comentário