Nós Podemos !

Nós Podemos !

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Período Regencial

Texto pessoal:
Na fase Regressista as pessoas mais marcantes foram: Padre Feijó e Araújo Lima.
Araújo Lima foi quem tirou a autonomia, com destaque a lei Interpretativa do Ato Adicional - retira a autonomia das provínceas.
A primeira fase Regencial: decentralização da trina e da Parte quarta nacional.
A segunda fase: regressista ou seja foi centralizada (UNA).Nessa fase havia autonomia para as provicias, no quel existiam dois partidos, um liberal e  outro era conservador.


fonte:www.brasilescola.com

Regencia Trina:


Esta Regência foi escolhida para governar até que D. Pedro II atingisse a maioridade, mas funcionou somente até 1835, quando a Regência passou a ser uma Assembléia Geral.Uma vez instalada a Assembléia Geral, foi eleita em 17 de junho de 1831 a Regência Trina Permanente, que ficou composta pelos deputados José da Costa Carvalho - marquês de Monte Alegre -, político do sul do país, João Bráulio Muniz, do norte, e novamente pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Tal composição representava, por um lado, uma tentativa de equilíbrio entre as forças do norte e do sul do país; por outro lado, a permanência do brigadeiro Francisco de Lima e Silva representava a busca pelo controle da situação e manutenção da ordem pública.
fonte:wikipedia.com

Ato Adicional:

Ato Adicional, proclamado por lei de 12 de agosto de 1834, foi uma grande experiência, a mais próxima da democracia no período imperial.
Três anos após a abdicação do imperador D. Pedro I, ainda não se fizera qualquer reforma na constituição brasileira de 1824. O país estava dilacerado por lutas que ameaçavam sua unidade, surtos revolucionários no Rio de JaneiroMaranhão e Pará. O mais recente fora a sedição militar de Ouro Preto, em 1833. O Senado era conservador, embora longe de ser "a escravatura de D. Pedro I", como era chamado pelo jornal O Sete de Abril. As eleições de 1833 mandaram para a Câmara uma maioria liberal moderada e pela lei de 12 de outubro de 1833 os deputados estavam investidos de poderes constituintes.
fonte:wikipedia.com


www.google.com.br/imgres www.google.com.br/imgres www.google.com.br/imgres



Anna Luiza Soares Young

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Período Regencial

Texto Pessoal :
A Regência Trina  tinha um caráter progressista, ou seja, descentralizador. Era comandada por fazendeiros que governavam o pais pois Dom Pedro II ainda tinha 5 anos, e nao poderia tomar posse de seu trono. A regencia trina foi dada como uma esperiencia republicana, ja que os regentes eram brasileros e nao tinham nenhum parentesco com o imperador, alem disso ainda mostrou a divisao do poder na mao de mais de uma pessoa, desfortalecendo ainda mais o autoritarismo.


* Guarda Nacional
Objetivo: conter as agitações 
Lideres: fazendeiros
Características: cada província tinha um corpo da Guarda Nacional 

* Código do processo criminal
Objetivo: satisfazer os poderes
Líderes: fazendeiros
Características: ampla autonomia as províncias na aplicação da justiça 

* Ato adicional de 1834
Objetivo: emendar a constituição de 1824
Lideres: fazendeiros
Características: autonomia das províncias
Cria o DF
Cria a regência una 
Autonomia das províncias


Texto da internet :



O ato adicional de 1834

ato adicional foi talvez a experiência mais democrática ocorrida durante o império, considerada como uma experiência republicana do império que usou elementos da Constituição dosEstados Unidos.
O regente uno passou a ser eleito por voto censitário, com mandato temporário (quatro anos). A eleição e a alternância do chefe do poder executivo permitiram, entre 1835 e 1840, uma experiência considerada republicana e presidencialista no Brasil. O mesmo ato adicional criou as Assembléias Legislativas Provinciais, compostas por deputados eleitos — também por voto censitário — e com poder deliberativo no campo civil, judiciário, eclesiástico, educacional, policial, econômico e tributário. Desta forma, as províncias ganharam uma relativa autonomia legislativa. Portanto, a experiência republicana, além de presidencialista, teve um aspecto federalista (que se constituem em elementos fundamentais do regime político dosEUA).
O ato também criaria o Município Neutro do Rio de Janeiro.
Periodo Regencial
período regencial brasileiro (1831 – 1840) foi o intervalo político entre os mandatos imperiais da Família Imperial Brasileira, pois quando oImperador Pedro I abdicou de seu trono, o herdeiro D. Pedro II não tinha idade suficiente para assumir o cargo. Devido à natureza do período e das revoltas e problemas internos, o período regencial foi um dos momentos mais conturbados do Império Brasileiro.A Regência Provisória, por ter entrado no poder em caráter extraordinário, e como o próprio nome indica (provisória), não fez profundas mudanças na sociedade e na instituição. Participaram da Regência Trina Provisória: Campos Vergueiro, Marquês de Caravelas e Francisco de Lima e Silva. A Regência Trina Permanente foi escolhida para governar até que D. Pedro II atingisse a maioridade, mas funcionou somente até 1835, quando a Regência passou a ser uma Assembléia Geral. Participaram da Regência Trina Permanente: José da Costa Carvalho, representante do Sul, Bráulio Muniz, representante do Nordeste, e o brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Característica importante desta Regência era sua composição por deputados, ao contrário da anterior, formada por senadores. A Câmara dos Deputados simbolizava a defesa da liberdade, e era representativa dos interesses do grupo dos moderados. A Câmara tornou-se um centro de pressão em favor das mudanças constitucionais, em contraste com o Senado, que simbolizava a oposição às reformas e era considerado pelos moderados um "ninho de restauradores".
Porém, a grande força política deste período não foram os regentes mas, sim, o Padre Diogo Feijó, ministro da Justiça, cargo que assumiu sob a condição de que lhe garantissem grande autonomia de ação.


Imagens :

A chegada de Dom Pedro II ao trono visava dar fim às instabilidades do período regencial
Autor Desconhecido

Revoltas do período regencial

Revoltas do periodo regencial
Autor Desconhecido



Ficheiro:Earlybrazilianrevolts.JPG


Principais rebeliões no período regencial 
Autor Desconhecido


Postado Por: Ana Carolina Rodrigues Riscado