O primeiro Reinado do Brasil é o nome dado ao período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, quando de sua abdicação. O primeiro reinado compreende o período entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro.
É historicamente incorreto referir-se a este período como "primeiro império", já que o Brasil teve um único período imperial contínuo, dividido em primeiro e segundo reinados.
O primeiro reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma grande crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
Texto pessoal :
Foi um período de bastantes reajustes êconomicos, formação da constituição, divisão de poderes etc.
Voto : era oral,indireto,masculino e censitário (baseado na renda).
Divisão de poderes: Executivo, legislativo, judiciário e poder moderador
Monarquia constitucional ( formada por uma constituição)
O poder moderador garantia o poder concentrado nas mãos do imperador, então de uma certa forma ele ainda tinha todo controle em suas mão, como no autoritarismo, porém não era assim , porque isso estava na lei, então ele apenas cumpria com sua obrigação de controlar todo poder. O imperador tinha total poder, poderia intefirir no executivo, nomeava os membros do ministério; no legislativo, aprovava ou vetava leis e nomeava o senado vitalício; no judiciário, nomeava ou suspendia os magistrados. Ele era a chave de toda organização política do império.
Postado por: Ana Carolina Rodrigues Riscado